Imprimir Imprimir      Envie a um amigo... Envie esta página

PROGRAMA DE APOIO À INTEGRAÇÃO NA VIDA ATIVA NOTA INFORMATIVA

O Programa de Apoio à Integração na Vida Ativa destina-se a proporcionar uma experiência prática em contexto de trabalho, promotora da inserção no mercado de trabalho aos jovens que possuem o Ensino Secundário, ou o Ensino Superior.

OBJETIVOS

Proporcionar aos jovens que possuem o Ensino Secundário ou o Ensino Superior períodos de formação em contexto real de trabalho, permitindo-lhes adquirir competências técnicas e sócio profissionais indispensáveis à sua futura inclusão no mercado de emprego.

Estabelecer elos de ligação entre estes jovens e o mercado de trabalho, através da mediação com o tecido empresarial local.

Incutir nos jovens a adoção de atitudes facilitadoras de sucesso e diferenciadoras que contribuam para a sua empregabilidade.

INSCRIÇÕES


As inscrições deverão ser formalizadas através de formulário próprio, a disponibilizar em formato papel ou eletrónico, na Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE).
A lista das vagas disponíveis para estágio será divulgada simultaneamente à abertura do período de candidaturas, sendo que os jovens candidatam-se diretamente às vagas que correspondem à sua área de formação.
Cada jovem pode candidatar-se até duas vagas de estágio, de acordo com as suas preferências.
A pré-seleção fica condicionada aos requisitos exigidos pela empresa/entidade de acolhimento.

Estágio – Organização e Funcionamento

Durante o período de estágio será realizada uma ação de formação, de curta duração (7 horas), de frequência obrigatória, para o desenvolvimento de competências chave associadas a uma atitude coach (a ação de formação em coaching enquadra-se nas novas abordagens às realidades organizacionais e profissionais que exigem um conjunto de técnicas e instrumentos orientados para a coordenação de ações e obtenção de resultados, e que visam dotar o(a) estagiário(a) de skills que lhe permita aumentar os seus níveis de eficácia e eficiência com o objetivo de potenciar o impacto das suas intervenções na empresa).
Os estágios têm a duração entre um e três meses.
Os estágios devem ser realizados na íntegra e exclusivamente pelas entidades recetoras, e decorrer em instalações por elas geridas.
Entre o estagiário, a entidade recetora e as entidades promotoras do Programa é estabelecido um Protocolo de Estágio que define as competências, direitos e deveres de cada uma das partes.
O estágio é monitorizado/avaliado por tutores externos.
O estagiário deve redigir um relatório final de estágio.
O estagiário deverá preencher o registo de assiduidade diário.
O estagiário se tiver faltas superiores a 10% da carga horária total do estágio perde o direito ao certificado, podendo a entidade recetora do estágio e/ou os promotores do programa rescindir o contrato com o estagiário.
O valor das faltas referidas no ponto anterior pode ser aumentado até 20% com parecer favorável dos promotores.
As faltas são descontadas no valor da bolsa mensal.
A empresa não tem qualquer encargo financeiro com o desenvolvimento do Programa.
Mensalmente será atribuída uma bolsa de estágio ao jovem, através do Protocolo de Colaboração entre a ACICE e a Câmara Municipal de Esposende. A bolsa de estágio unitária é no montante de 200,00€ mensais, até ao limite de 600,00€, referente a três meses de estágio.
O estagiário será abrangido por um Seguro de Acidentes Pessoais, efetuado pela ACICE.
Após a pré-seleção dos candidatos, efetuada pela ACICE, em conformidade com as condições de admissão e com os critérios de seleção, cabe à empresa/entidade de acolhimento selecionar o candidato para o Estágio.
A empresa/entidade de acolhimento deverá nomear um orientador de estágio que acompanhará o estagiário.
Os estágios decorrem sob a supervisão de um tutor técnico interno (profissional experiente da empresa) que deverá elaborar um relatório de avaliação final do Estágio.

Condições de acesso dos jovens ao Programa


Ter frequentado, no Ensino Secundário, os estabelecimentos de ensino sediados na área geográfica do Município de Esposende, ou fora desta, nos casos de frequência de ofertas educativas não disponíveis na mesma.
Ter concluído o Ensino Secundário ou o Ensino Superior.
Ter idade não superior a 30 anos (por referência à data de submissão da candidatura).
Residir no Município de Esposende.

Critérios de Seleção

As candidaturas apresentadas para uma determinada oferta de estágio serão alvo de uma pré-seleção, atendendo aos seguintes critérios de seleção preferenciais: a) Ter concluído o 12º ano de escolaridade ou o Ensino Superior (Licenciatura ou Mestrado) há menos de 3 anos; b) Estar inscrito no Instituto do Emprego e Formação Profissional; c) Área de formação adequada às solicitações da entidade recetora; d) Entrevista pessoal.
As candidaturas pré-selecionadas deverão ser reportadas à entidade que acolherá o/a estagiário/a.
Para cada vaga de estágio são referenciados à entidade recetora até três candidatos, a quem compete a seleção final.
Após a seleção final dos candidatos, efetuada pela entidade recetora, os jovens serão contatados através de contato telefónico, ou via postal, ou através de endereço eletrónico.

Documentos necessários


No ato da candidatura os estudantes devem submeter os seguintes documentos: a) Comprovativo de conclusão do ensino secundário ou do ensino superior, com a respetiva área de formação. b) Comprovativo do local de residência e atestado da Junta de Freguesia. c) Comprovativo do Número de Identificação Bancária (NIB). d) Comprovativo de inscrição no Centro de Emprego. *Exibição do bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou do cartão de cidadão do candidato, aquando da inscrição, para conferição dos dados pessoais.
Caso não entreguem esses mesmos comprovativos, a candidatura não será validada.

Emissão de Certificado

Aos jovens estagiários será atribuído um Certificado de Formação em Contexto de Trabalho (Estágio)
Formulário de inscrição destinado ao jovem       Formulário de inscrição destinado a Empresas




Para mais informações sobre estágios nas empresas, não hesite em contactar os serviços da ACICE através do telefone: 253 962 271 ou email: formacao@acice.pt.


253 965 769
Solicite informaçõesSolicite Informações
logos
Largo Comandante Oliveira Martins, nº 12 e 13 - 4740 Esposende
Copyright © ACICE 2017. Todos os direitos reservados.
Esta página carregou em 0.363846 segundos.