Imprimir Imprimir      Envie a um amigo... Envie esta página

GIP – Gabinete de Inserção Profissional

 

A ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, viu aprovada durante o mês de Abril a sua Candidatura para a criação de um G.I.P. – Gabinete de Inserção Profissional.

Os G.I.P., são Estruturas de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com os Centros de Emprego, prestam apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

O Norte de Portugal viu aprovadas 170 candidaturas para a instalação das novas unidades de apoio aos desempregados, sendo a ACICE uma das entidades reconhecidas com a aprovação da sua candidatura.

A criação deste G.I.P, cujos destinatários são todos os Desempregados, jovens ou adultos, que necessitem de apoio na resolução do seu problema de inserção ou reinserção profissional, pemritirá prestar serviços como:

  • Informação profissional para jovens e adultos desempregados;
  • Apoio na procura activa de emprego;
  • Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional;
  • Divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação;
  • Encaminhamento para ofertas de qualificação;
  • Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo;
  • Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
  • Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou actividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho;

·         Controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego.

Alguns destes serviços estavam já ao alcance de todos os Esposendenses, na Bolsa de Emprego existente nas instalações da ACICE, que mesmo sem a aprovação desta candidatura, nunca se furtou às responsabilidades para com a sociedade civil de Esposende, potenciando um verdadeiro encaminhamento dos desempregados para as ofertas de trabalho existentes na região.

Contudo, a criação deste G.I.P., garantirá a profissionalização deste serviço, permitindo afectar os necessários meios logísticos e humanos para a obtenção de resultados ainda mais positivos.

Num período de crise generalizada é necessária a cooperação entre todos os agentes económicos da região, possibilitando um maior e mais eficaz acompanhamento daqueles que vivem situações verdadeiramente dramáticas devido à perca de emprego.

Face a esta oportunidade de trazer para o concelho de Esposende, uma estrutura desta natureza, o G.I.P., a ACICE não hesitou e avançou para mais este desafio garantindo mais oportunidades para as empresas e pessoas, neste difícil período de crise económica.

Com mais esta estrutura, a ACICE aumenta a sua capacidade de resposta junto das empresas e das pessoas, possibilitando a associação entre os diferentes serviços e departamentos.

Os serviços disponibilizados na sede da ACICE, os serviços disponibilizados no CNO – Centro Novas Oportunidades da ACICE e agora os serviços disponibilizados pelo G.I.P. – Gabinete de Inserção Profissional da ACICE, garantem à população desempregada, apoios, desde a criação do próprio emprego, encaminhamento para a oferta formativa existente e agora encaminhamento para as ofertas existentes no mercado de trabalho.

Esta transversalidade de serviços mostra mais uma vez o compromisso que a ACICE tem para com todos os Esposendenses e a vontade em ultrapassar ao seu lado este momento por que atravessa a Região, País e o Mundo.

 

ACICE, a sua Associação!


.
. 253 965 769
Solicite informações Solicite Informações
logos
Largo Comandante Oliveira Martins, nº 12 e 13 - 4740 Esposende
Copyright © ACICE 2018. Todos os direitos reservados.
Esta página carregou em 0.391562 segundos.