Imprimir Imprimir      Envie a um amigo... Envie esta página

Sabores do Campo – Gastronomia de Novembro


O Município de Esposende, em colaboração com as unidades de restauração do concelho, vai levar a efeito mais uma edição da iniciativa “Sabores do Campo – Gastronomia de Novembro”. O evento visa promover a gastronomia e os produtos endógenos da região, combater a sazonalidade e cativar clientes para a restauração e hotelaria neste período da denominada época baixa, bem como afirmar a gastronomia e vinhos como produto turístico estratégico.

Este ano, são 23 os restaurantes aderentes, que, ao longo de todo o mês de novembro, apresentam saborosas sugestões gastronómicas baseadas na carne, acompanhadas pelos vinhos verdes das quintas do concelho e rematadas por sobremesas de doçaria regional.  

Sete pastelarias do concelho voltam a associar-se à iniciativa, e complementando a oferta da boa mesa, as unidades de alojamento concelhias convidam à estadia, sendo que quatro delas oferecem desconto de 15% nas dormidas, ao longo de todo o mês de novembro, na degustação de uma das sugestões gastronómicas.

Com a colaboração da Escola Profissional de Esposende, serão realizados, em horário pós-laboral, vários workshopsgastronómicos e de bebidas, e ainda um workshop de cozinha infantil, com Mário Rodrigues, Teresa Cunha Pinto e Bárbara Yu Belo, que terá lugar no dia 21 de novembro, entre as 15h00 e as 17h00. Já no próximo dia 2, entre as 19h00 e as 22h30, haverá uma ação de formação de cozinha, com o Chefe Artur Gomes, do Restaurante Casa da Música, do Porto. No dia 9, das 19h00 às 21h30, Agostinho Peixoto, da Espumanteria Portuguesa, de Braga, orientará um workshop de espumantes, e no dia 16, das 19h00 às 22h30, a formação é de cozinha e estará a cargo do Chefe António Loureiro, realizando-se ação idêntica no dia 23, no mesmo horário, desta feita com o Chefe Renato Cunha, do Restaurante Ferrugem, de Vila Nova de Famalicão. Por fim, no dia 30 de novembro, entre as 19h00 e as 21h30, Mário Valério e Kiko Gimc, da Gim´c Cocktails, vão orientar um workshop de gin´s. Para mais informações ou para formalização da inscrição, os interessados deverão aceder ao site www.epe.pt

Mas nem só de gastronomia se faz o evento “Sabores do Campo”, estando programado um vasto conjunto de animação, com iniciativas diversas a acontecer em diferentes locais. 

Assim, no dia 8, decorrerá mais uma edição da Feira de Velharias, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, entre as 10h00 e as 19h00. No mesmo dia, é proposta também uma “Volta ao Concelho em BTT”, organizada pela empresa municipal Esposende 2000, sendo que as inscrições são efetuadas online, em www.esposende2000.pt. O cartaz de animação contempla igualmente a Festa de S. Martinho, a decorrer em Gandra, entre os dias 11 e 15 de novembro, e a Feira de Artesanato, no dia 15, como habitualmente no Largo Rodrigues Sampaio, a partir das 10h00. Em Fão, no Largo do Cortinhal, de 20 a 22 de novembro, terá lugar o “IV Sabores da Chila e do Chocolate”, e, no dia 22, a partir das 15h00, o Município leva a efeito um Magusto Convívio, com animação musical, no adro da Igreja, em Antas, com entrada livre. Para o último fim-de-semana de novembro, há duas propostas, nomeadamente, no dia 28, um percurso micológico com almoço, atividade que se inicia às 9h30, no Monte de São Lourenço, em Vila Chã. Para mais informações ou para inscrições deverá ser contactado o Centro Interpretativo de São Lourenço, pessoalmente ou pelo email arqueologia@cm-esposende.pt. No dia 29, sugere-se a caminhada “Da Foz do Neiva à Foz do Cávado”, organizada pela Esposende 2000, sendo que as inscrições deverão ser formalizadas em www.esposende2000.pt.

Mais informações sobre o evento “Sabores do Campo – Gastronomia de Novembro” estão disponíveis no Portal do Turismo do Município em www.visitesposende.com


.
. 253 965 769
Solicite informações Solicite Informações
logos
Largo Comandante Oliveira Martins, nº 12 e 13 - 4740 Esposende
Copyright © ACICE 2017. Todos os direitos reservados.
Esta página carregou em 0.429323 segundos.