Imprimir Imprimir      Envie a um amigo... Envie esta página

Assinatura do Acordo de Cooperação entre o IEFP e a ACICE
 
Medida Vida Activa

  Realizou-se no passado dia 30 de Junho, a cerimónia de assinatura do Acordo de Cooperação entre o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, para execução da Medida de Apoio ao Emprego, Vida Activa.

 
A cerimónia realizou-se nas instalações da ACICE, na presença do Secretário de Estado do Emprego, Dr. Octávio Oliveira, do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Arq. Benjamim Pereira, do Presidente do IEFP, Dr. Jorge Gaspar, do Presidente da CCP, Eng.º João Vieira Lopes, do Presidente da ACICE, Dr. José Faria e ainda na presença de representantes de várias associações locais e empresários.
 
A Medida Vida Activa, pretende promover a empregabilidade e a qualificação profissional de 100 desempregados do concelho de Esposende, através do desenvolvimento dos seus percursos de formação, que incluem 2 meses de formação em sala e 3 meses de formação prática em contexto real de trabalho nas empresas. 
 
Este projecto, que será implementado pela ACICE pela segunda vez, deu já provas do seu sucesso na sua anterior edição, onde o resultado da empregabilidade dos participantes ultrapassou os 60%.
 
Esse sucesso foi ontem destacado por vários dos intervenientes na cerimónia solene, que referiram a importância da ACICE, através da sua experiência e profissionalismo, na execução de projectos desta natureza, com objectivo de combate ao desemprego do concelho.
 
Na sua intervenção, o Presidente da ACICE destacou a importância das entidades associativas, nomeadamente as associações empresariais no processo de combate ao desemprego, a experiência nos processos formativos e a proximidade com o tecido empresarial.
 
Referiu ainda o Presidente da Direcção a excelente rede de parceiros da ACICE, dando especial ênfase à relação estratégica existente com o Município de Esposende, CCP e IEFP, que tem permitido atingir resultados extraordinários no combate ao desemprego do concelho e da região.
 
Referiu ainda a importância do processo formativo para os diferentes públicos-alvo, nomeadamente para a população desempregada, reforçando o conhecimento da realidade do mercado de trabalho do meio associativo, em virtude da sua relação com o tecido empresarial, apelando ao Governo, na pessoa do Sr. Secretário de Estado do Emprego, para continuar a apoiar quem sabe o que faz e quem o faz bem, as associações empresariais.
 
Também o Presidente da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, Eng.º João Vieira Lopes, destacou a importância do tecido empresarial no combate às taxas de desemprego, reforçando a estratégica posição das associações empresariais representativas dos diferentes sectores de actividade, uma vez que detém a experiência e o know how em termos formativos, ao mesmo tempo que têm uma relação privilegiada com as empresas.
 
Realçou ainda o Presidente da CCP o excelente trabalho desenvolvido pela ACICE no apoio que presta ao tecido empresarial do concelho e da região, bem como o excelente trabalho que presta ao nível da formação profissional e no combate ao desemprego.
 
A intervenção do Presidente do IEFP, Dr. Jorge Gaspar privilegiou a excelente parceira existente em diferentes domínios, entre o IEFP e a ACICE, destacando o sucesso alcançado na anterior edição desta medida, demonstrativa da iniciativa empreendedora das empresas e da competência da ACICE.
 
Mais ainda, referiu o Presidente do IEFP, a importância da aproximação dos serviços do IEFP com as empresas, assegurando um relacionamento mais eficaz, reforçando a importância dada a sessões como aquela que decorreu no passado dia 30 de Junho na ACICE.
 
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, usou da palavra para reforçar a parceria estratégica existente entre o Município, a ACICE e o IEFP, referindo a importância da intervenção de todos os agentes no combate ao desemprego no concelho de Esposende.
 
Destacou ainda o Presidente do Município as várias formas de intervenção da Câmara Municipal na criação de condições de captação de investimento, bem como na criação de condições para a valorização do trabalho das empresas instaladas no concelho, potenciando o seu desenvolvimento e crescimento.
 
Enumerou o Presidente algumas das políticas implementadas pelo Município para a fixação e captação de novas empresas, nomeadamente ao nível fiscal, urbanístico e ambiental.
 
O encerramento dos trabalhos foi da responsabilidade do Secretário de Estado do Emprego, Dr. Octávio Oliveira que na sua intervenção destacou o trabalho desenvolvido pela ACICE no apoio à criação de emprego no concelho e na região, felicitando o Presidente da Direcção pela estratégia adoptada em prol do desenvolvimento do tecido empresarial e da comunidade.
 
Referiu ainda o Secretário de Estado as várias iniciativas do Governo, executadas ao longo da legislatura, no combate ao desemprego, que têm dado provas do seu resultado, através da redução efectiva do número de desempregados, números que também apresentou.
 
Destacou ainda o Secretário de Estado do Emprego a importância do tecido empresarial neste esforço conjunto, assegurando que são as empresas, a par com outras instituições privadas, que efectivamente criam postos de trabalho e asseguram a empregabilidade das pessoas em situação de desemprego.
 
Terminou o Dr. Octávio Oliveira a sua intervenção reforçando a vontade e disponibilidade do Governo em continuar a desenvolver políticas de apoio ao emprego, procurando apoiar e integrar as associações empresariais e o tecido empresarial.
 
Através do Acordo de Cooperação firmado no dia 30 de Junho, é já possível procurar informações acerca desta Medida Vida Activa, nas instalações da ACICE.






.
. 253 965 769
Solicite informações Solicite Informações
logos
Largo Comandante Oliveira Martins, nº 12 e 13 - 4740 Esposende
Copyright © ACICE 2017. Todos os direitos reservados.
Esta página carregou em 0.442675 segundos.