Imprimir Imprimir      Envie a um amigo... Envie esta página

                                                           Gestão do orçamento familiar

A elaboração de um orçamento familiar é uma importante tarefa na gestão das finanças pessoais já que permite controlar melhor o nosso dinheiro e planear o futuro com segurança e confiança.                                      
Os objetivos subjacentes à elaboração de um orçamento podem ser de diferentes tipos: certas pessoas criam poupança, através da gestão orçamental, para comprar um automóvel, uma casa ou para usufruir de umas férias em família; outras criam poupança com o objetivo de liquidar uma dívida e outras ainda para prevenir o futuro que é incerto. Na elaboração do orçamento, na eventualidade de as despesas serem superiores às receitas, o primeiro objetivo deverá ser o de equilibrar o orçamento.

Apesar dos objetivos variarem de indivíduo para indivíduo, as vantagens decorrentes da sua elaboração são comuns a todos: um bom orçamento permite ganhos de dinheiro e de tempo, bem como uma melhor organização e um maior controlo sobre as nossas finanças. Por outro lado, o facto de se conhecer ao pormenor todos os rendimentos e despesas dá-nos a possibilidade de verificar se efetivamente temos a margem necessária para aproveitar eventuais descontos e promoções sem comprometer o nosso mês.

Para elaborar um orçamento é necessária a identificação rigorosa de todos os rendimentos e despesas. Os rendimentos correspondem ao dinheiro que se recebe incluindo salários, subsídios e pensões; as despesas correspondem aos pagamentos a efetuar relativos à habitação, alimentação, saúde, transportes, prestações de créditos contratados, etc. Ao subtrairmos as despesas aos rendimentos obtém-se o saldo e a respetiva situação financeira. 

É ainda fundamental evitar desperdícios, analisar os extratos bancários, planear despesas e analisar aquilo que compramos no nosso dia-a-dia e ponderar o uso que lhe damos. A elaboração sistemática de listas de necessidades (como por exemplo fazer uma lista das compras antes de as efetuar), é uma importante ferramenta de auxílio na gestão orçamental. De facto, se elaborarmos uma lista do que verdadeiramente precisamos e a cumprirmos, verificaremos rapidamente que a fatura a pagar fica mais reduzida.

O CIAB, no âmbito da RACE, tem vindo a coordenar diversas sessões de literacia financeira onde a elaboração de um orçamento familiar é um dos temas a abordar. Visite o nosso site (www.ciab-race.pt) e fique a saber todas as sessões agendadas onde poderá participar gratuitamente. Experimente ainda a ferramenta de gestão orçamental que disponibilizamos.

 
 

.
. 253 965 769
Solicite informações Solicite Informações
logos
Largo Comandante Oliveira Martins, nº 12 e 13 - 4740 Esposende
Copyright © ACICE 2018. Todos os direitos reservados.
Esta página carregou em 0.351354 segundos.