Imprimir Imprimir      Envie a um amigo... Envie esta página

A Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende esteve na passada segunda-feira, dia 5 de Março, no programa matinal da RTP, Praça da Alegria.

A ACICE levou consigo os Chefes  de Cozinha  do Curso de Novas Técnicas de Confecção em Cozinha,  que decorre na Associação, ministrado pelo reputado Chefe Ivo Loureiro. Os chefes  tiveram a oportunidade de apresentar os pratos que melhor definem o cardápio dos seus restaurantes, uma vez que não se tratam de alunos em aprendizagem inicial, mas respónsaveis pela cozinha de vários restaurantes do concelho.

Sérgio Mano, Director Geral da ACICE explicou que  se trata de “um projecto piloto que a  ACICE está  a desenvolver,   que  pretende juntar pessoas da mesma área da restauração para partilhar ideias, experiências e inovar”.

O projecto tem 3 fases, como adiantou, a primeira terminou com a formação inovadora “já a  segunda fase passa pelo atendimento, com mais 50 horas de formação em línguas, fazendo todo o sentido uma vez que Esposende é uma zona caracteristica de turismo, pelo que  é importante saber receber bem”.

Por último, o Director Geral, sublinhou que “há um módulo de nutrição que pretende transmitir hábitos saudáveis de alimentação. Assim vai ser criado  um prato saudável que vai ter um rótolo energético que vai comtemplar todas as informações ao nível de nutrientes. Um projecto que pretende  tranformar-se num serviço diferente, de excelência e qualidade  que é o que a Associação pretende”.  

No programa da RTP, os chefes de Cozinha tiveram ainda a oportunidade de divulgar os pratos de referência da casa que representam.

Objectivos da Formação:

Esta formação tem como base a introdução de novos conceitos e formas de dinamizar a gastronomia do concelho de Esposende. Não se trata de mudar o que caracteriza gastronomicamente a  região, mas sim criar alternativas mais apelativas e aumentar a panóplia de soluções para o consumidor, com menus que se enquadrem  nas necessidade de cada um.

Nesta fase experimental foram seleccionados aleatoriamente alguns restaurantes. Mas  o objectivo é que  se alargue a todos os nossos associados, por etapas.

Nesta formação os participantes receberam formação com os seguintes conteúdos:

•    Corrente Slow food (Carnes autóctones, peixe fresco de pesca artesanal local, vegetais locais cultivados de forma não intensiva).
•    Introdução de novas formas de confecção de alimentos, Cozinha a vapor, Confecção de alimentos com Binómio de tempo / temperatura desabituais, confecção em cataplanas, etc…
•    Entradas e acepipes (Novas tipos de sobremesas, e ingredientes, decoração, etc…)
•    Escolha da carta de vinhos e quais os mais indicados para cada tipo de prato, com predominância dos vinhos da região dos vinhos verdes, digestivos igualmente portugueses
•    Pratos regionais com a adição de novos ingredientes para melhoramento e inovação dos pratos.

 Segue a fase II de dinamização no atendimento o qual irá fazer parte módulos de formação de duas línguas estrangeiras para que os turistas e clientes de outras nacionalidades sintam o calor do atendimento português e se fidelizem como clientes,  pela satisfação de serem compreendidos e bem recebidos.

 A Fase III é completa por um módulo de nutrição, administrada aos operadores de restauração, que pretende formar estes operadores com sugestões alimentares seguras para que a restauração do nosso concelho disponha de alternativas para vegetarianos, para diabéticos, celíacos e não cometer erros que possam agravar o condicionalismo alimentare e levar a uma satisfação total dos clientes.

Depois segue a fase IV que consiste em criar um prato de comida saudável, que será escolhido por cada restaurante, podendo alargar-se a cafés (nos pequenos almoços saudáveis).
 O papel da ACICE será então criar uma carta para aquele prato,  concebendo  uma folha com uma imagem do prato um rótulo energético, informações nutricionais e benefícios daquela alimentação para o consumo humano.

Assim, o  associado aderente terá direito a um autocolante a identificar a implementação do prato saudável. O serviço é  gratuito aos associados e sempre que quiserem alterar o prato podem consultar a ACICE  para reformulação do mesmo.

 

Para mais informações consulte a ACICE!

Foto de Grupo


.
. 253 965 769
Solicite informações Solicite Informações
logos
Largo Comandante Oliveira Martins, nº 12 e 13 - 4740 Esposende
Copyright © ACICE 2018. Todos os direitos reservados.
Esta página carregou em 0.361508 segundos.